Escolha uma Página

Para brindar com um bom vinho, precisa de muito mais que apenas um saca-rolhas. São vários acessórios que ajudam na abertura de uma garrafa e dão charme a este momento. Mas é claro que tudo começa com ele. Portanto, providencie um de boa qualidade. É um item básico.

Os mais práticos são aqueles utilizados pelos sommeliers em restaurantes, com uma espiral longa evitando que a rolha quebre. Ele funciona com dois estágios de apoio para fazer uma alavanca na garrafa. O material do qual é feito também influi na qualidade. recomenda-se os com espiral em Teflon.

Ao levar uma garrafa fechada para mesa, deixe a postos um cortador de cápsula. Ele é bem mais prático do que usar a faca para arrancar a proteção da garrafa. E na hora de servir, vale experimentar o drop stop (lâmina de plástico metalizada que impede que as gotas caiam na mesa ou escorram pela garrafa).

Temperatura da bebida é importante.
Cada vinho tem sua particularidade. E é importante observar se a temperatura está de acordo com o tipo de bebida. “Vinhos brancos jovens e mais ácidos devem ser servidos mais frios que os brancos encorpados, assim como os tintos leves devem ser mais refrescados do que os tintos encorpados e com taninos mais presentes”.

Existem até termômetros, porém, usado apenas pelos experts. Para os enólogos amadores, vale usar o paladar e alguns recursos para deixá-lo mais gelado. Um deles é um balde com gelo e água. Existem também tiras térmicas. “Elas funcionam para manter a garrafa fresca ou gelada. Nem sempre o balde de gelo é prático, e esse outro método pode ser uma alternativa para a praia, piscina ou piquenique”.

Que tal usar o decanter?
E se você quer se aventurar mais na exploração do sabor de um vinho pode decantá-lo, ou seja, usar instrumentos indicados para filtragem da bebida. “O decanter, além de separar alguma parte sólida de vinhos antigos que pela ação do tempo podem se depositar no fundo da garrafa, também ajuda, entre outras coisas, ao vinho oxigenar e liberar seus aromas”.

Mais do que todos os equipamentos, porém, o importante é brindar muito a vida. De preferência com o vinho que você mais gosta e com pessoas queridas!