1 – Tem máquina de lavar louça? Use-a na capacidade máxima, quando tiver bastante louça suja. Assim, você evitar gastar energia com poucos objetos – neste caso, prefira a lavagem na pia mesmo.
2 – Evite descongelar alimentos no microondas. Retire-o do freezer algum tempo antes de cozinhar, assim o “esforço” do aparelho será menor.
3 – Evite colocar a geladeira perto do fogão ou em áreas expostas ao sol. O calor faz com que o equipamento consuma mais energia no resfriamento. O mesmo vale para alimentos quentes: o ideal é esperar esfriar um pouco para guardá-los.
4 – Quando o tempo está mais friozinho, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Por isso, regule o termostato.
5 – Na hora de comprar eletrodomésticos (geladeira, freezer, máquina de lavar), prefira modelos que levam o Selo Procel, concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia, do Ministério de Minas e Energia em parceria com o Inmetro. Ele indica os aparelhos com os melhores níveis de economia de energia.
6 – Secar roupa atrás da geladeira… hum, essa não é uma boa ideia quando se quer economizar energia. O consumo do aparelho aumenta – já que, afinal, ele não foi feito exatamente pra isso, né?
7 – Por último, sabe aquela coisa de abrir a porta da geladeira só pra ficar olhando o que tem dentro e pensando na vida? Pois é. Se conseguir, evite abri-la sem necessidade – isso já ajuda bastante a reduzir o consumo de energia!
fonte: http://super.abril.com.br