Comidas que aquecem a alma, associadas a um bom vinho, são perfeitas para compartilhar bons momentos com a família e os amigos. E isto pode se tornar ainda mais perfeito se você combinar o vinho certo de acordo com cada prato. Confira algumas dicas:
Queijos, racletes, fondues e frios
Encontrar um vinho para combinar com toda essa variedade de comidas não é tão difícil assim. Para receber amigos é importante selecionar um tipo só da bebida para evitar uma disputa entre todas essas comidas. O que combina com esse menu variado são vinhos mais secos e amigáveis à comida, que combinam com uma gama enorme de alimentos.
Massas
Outro prato que faz muito sucesso no inverno são as massas. Existindo em diversas cores e formas, elas são a combinação perfeita para um bom vinho, e é seu molho quem determina o tipo ideal da bebida. De uma maneira geral, os molhos à base de tomate combinam com o vinho rosé (intermediário entre o tinto e o branco); os molhos com carne são acompanhados por um vinho vermelho caloroso e com boa textura; e aqueles feitos com creme combinam com o vinho branco seco, mais encorpado e dotado de um equilíbrio entre acidez e gordura.
Sopas
No inverno, as sopas são a grande pedida. Para acompanhá-las e ajudar a esquentar o corpo, nada melhor do que um bom vinho. O vinho mais indicado para uma sopa depende dos principais ingredientes utilizados no seu preparo. De legumes, vegetais ou carnes, em geral, um vinho tinto frutado acompanha bem qualquer sopa. Já as sopas mais picantes pedem um vinho branco, tinto encorpado com boa acidez e taninos.
Frutos do mar
Os pratos preparados à base de frutos do mar pedem sempre um vinho branco. Este vinho tem que ter uma virtude excepcional, que é sua acidez. Ela vai manter a refeição bem servida, sem estragar o sabor junto com as comidas. E fique atento – evite os vinhos tintos, pois o tanino destes vinhos não combina com o iodo dos frutos do mar.
Churrasco
O churrasco (picanha, maminha, fraldinha) costuma ser um prato suculento, muito saboroso. De Norte a Sul do país, a preferência pela boa carne é quase que absoluta. Para acompanhar este prato, que possui diversas variedades, que vão de aves até carnes bovinas e suínas, é bom acompanhar com um vinho tinto encorpado, jovem e frutado.