As crianças precisam de espaço para brincar e realizar suas atividades, mas muitas vezes esses locais se tornam pequenos e são pouco aproveitados. Organizar o quarto das crianças pode parecer uma tarefa muito difícil, mas com algumas dicas você vai ver que é fácil e divertido. É possível criar um ambiente bonito e versátil, de forma adequada para cada faixa etária.
A primeira atitude a ser adotada é fazer a triagem dos brinquedos. Separe os brinquedos que já não são mais usados e os que já não estão de acordo com a faixa etária da criança. Separe também os brinquedos danificados e por últimos os que ainda serão utilizados, apenas esses deverão ser guardados em caixas apropriadas (caixas organizadoras), os demais devem ser destinados para doação, ou conserto no caso dos objetos quebrados.
Invista em caixas organizadoras, de preferência as caixas transparentes e coloridas, elas harmonizam o ambiente.
Etiquetar as caixas é uma excelente ideia para facilitar a localização dos objetos, lembrando que se tiver mais de um filho, os brinquedos devem ser guardados separadamente.
Invista em prateleiras e soluções criativas como ganchos e nichos.
Mantenha tudo limpo e higienizado.
Crie um espaço descontraído para a leitura e o estudo das crianças.
Organize o armário dos pequenos de acordo com a utilização das peças, lembrando que as roupas de cama podem ficar nas partes superiores do armário, já que o manuseio será feito pelos pais, e as peças do cotidiano nas partes inferiores.
Estipule os locais onde os objetos serão armazenados, para que a criança saiba onde depositar cada peça e crie uma rotina de organização.
O mais importante é envolver as crianças de forma lúdica na organização do quarto, pois eles aprendem brincando.