Integrado à sala de estar, jantar ou qualquer outra parte da casa, este ambiente pode se tornar o palco para qualquer chef receber e servir seus convidados apaixonados por gastronomia. Veja algumas dicas sobre o que é necessário para montar um espaço gourmet e aproveitá-lo ao máximo junto dos amigos e familiares.
Investindo na segunda cozinha da casa
Cenário perfeito para preparar, servir e saborear receitas mais elaboradas, o espaço gourmet está cada vez mais presente nos projetos residenciais.
Com planejamento e uma pitada de criatividade, além de equipamentos e utensílios especiais, esta segunda cozinha pode chegar a diversas partes da casa, como churrasqueira, piscina e varanda.
Matérias-primas e estilos de decoração
Escolher o visual certo para o espaço gourmet pode ser o primeiro passo para que ele comece a tomar forma. É a partir deste momento que se começa a busca pelos materiais adequados tanto ao padrão estético definido quanto às necessidades de quem vai usá-la.
A madeira maciça, resistente por natureza, e o aço inoxidável, material de alta durabilidade, são ótimos para qualquer espaço gourmet.
Além da qualidade e sofisticação, ambos conferem ao ambiente o aconchego e a praticidade necessários para estimular o chef a preparar verdadeiras experiências gastronômicas para os convidados.
Tampos em pedra conferem uma elegante rusticidade ao visual do espaço gourmet. Já aqueles em aço inoxidável dão um tom utilitário ao ambiente.
Resistentes, ambos servem de revestimento para as áreas de higiene e preparo dos alimentos ou como repouso de panelas e travessas quentes, pois não correm riscos de ficar marcados ou danificados pelo calor.
Cultivar uma horta caseira no espaço gourmet pode ser uma boa forma de trazer os temperos para mais perto e consumir produtos orgânicos e frescos.
Muito prática e fácil de manter, a horta pode decorar qualquer bancada, janela ou mesa que esteja em contato direto com a luz do sol.
Funcionalidade e organização como pratos principais
Como em qualquer cozinha, o chef necessita de um espaço gourmet precisa de tudo à mão sempre que preciso. Contudo, tanto a funcionalidade quanto a organização deste ambiente devem ter o mesmo requinte dos pratos preparados para os convidados. Confira!
Posicionada no centro do ambiente, a ilha de trabalho aproxima o cozinheiro dos convidados com estilo e funcionalidade.
Nesta marca registrada das cozinhas gourmet é possível preparar alimentos em um cooktop instalado sobre a superfície enquanto, do outro lado, os convidados conferem de perto o processo criativo do anfitrião.
Instalado sobre a bancada ou ilha de trabalho, o jirau tanto decora quanto organiza a cozinha gourmet.
Charmoso e eficaz, ele mantém panelas e utensílios acessíveis ao disponibilizar mais área livre em armários e gavetas, além de usar o espaço aéreo do ambiente com uma pitada de originalidade.
Nichos, prateleiras e até ganchos podem dar uma diversificada na organização do espaço gourmet
Com eles fica fácil otimizar o aproveitamento de espaço ao verticalizar a disposição de acessórios e utensílios pelas paredes, conferindo praticidade e personalização ao visual do ambiente.
Fonte: Tok & Stock