Escolha uma Página

Hoje vamos tratar de um assunto importante e raramente abordado: a higiene na cozinha. Este é o lugar da casa que mais oferece oportunidades de contaminação por bactérias, já que existe alimento, umidade e grande variação de temperatura. Com uma combinação dessas, todo o cuidado é pouco!

As bactérias são os micro-organismos que mais causam contaminações alimentares. A contaminação pode ocorrer pelo simples fato de cortar uma carne assada em uma tábua que anteriormente foi usada para fatiar uma verdura crua. Isso ocorre porque alimentos crus que não foram higienizados podem conter inúmeros micro-organismos.

Não podemos esquecer que as bactérias estão nos cabelos, no nariz, na garganta, nos intestinos, nas mãos, na roupa e nos sapatos. Por isso, durante o preparo e manipulação dos alimentos, é importante seguir as orientações abaixo:

– mantenha os cabelos presos,
– lave sempre as mãos e os utensílios antes de começar,
– não misture alimentos crus e cozidos,
– não congele alimentos que já foram descongelados,
– descongele os alimentos sempre dentro da geladeira,
– não utilize utensílios de madeira que dificultam a higienização,
– verificar o prazo de validade,
– não utilizar alimentos cujas embalagens estejam violadas ou estufadas.

Os micro-organismos precisam de tempo e de uma temperatura adequada para se multiplicar, e este é o grande problema, porque quanto maior o número de bactérias no alimento maior a gravidade da contaminação.

Por isso:

– Armazene os alimentos na geladeira ou congele-os,
– Não deixe os alimentos prontos para serem servidos mais do que 2 horas expostos à temperatura ambiente,
– Não deixe as sobras do almoço ou jantar sobre o fogão,
– Caso o alimento precise ser aquecido, eleve-o à temperatura de 75 graus, pois temperaturas mornas favorecem a multiplicação bacteriana.

Vale lembrar que baixas temperaturas não destroem as bactérias. Por isso, só congele alimentos cuja segurança alimentar esteja garantida.

A melhor maneira de eliminar as bactérias são soluções ácidas como hipoclorito e água sanitária. Ao contrário do que se costuma acreditar, limão e vinagre não são suficientes. Os alimentos devem ficar imersos nestas soluções por 15 minutos antes da utilização. Outra forma de garantir a eliminação das bactérias é a fervura.

Como dissemos, todo o cuidado é pouco, mas seguindo estas dicas poderemos ter uma refeição tranquila, prazerosa e livre de contaminação!

fonte: http://www.entrenalinea.com.br