Mobiliário tradicional no século XV, as penteadeiras sempre agradaram o público feminino, pois era na frente delas que as mulheres da época passavam horas se penteando e inventando novas formas de explorar sua beleza. A princípio somente a classe burguesa possuía penteadeiras, por tratar-se de um produto de alto valor. Com o passar do tempo essa peça foi se tornando mais acessível.
Versáteis e muito funcionais as penteadeiras que nos últimos anos estiveram sumidas, voltam agora com força total, e com mais de uma função, além de espaços para guardar os cosméticos e utensílios femininos, podem ser utilizadas como escrivaninha, suportes para decoração e como a decoração propriamente dita.
Esse móvel hoje pode ser encontrado nos mais diversos modelos e acabamentos, atendendo as necessidades do seu público consumidor.
As penteadeiras de estilos retrô têm seu formato inspirado nos móveis antigos, normalmente apresentam tons neutros e pastéis, e geram no ambiente um clima delicado, romântico e nostálgico.
Nos modelos modernos o formato apresentado costuma ser geométrico, com formas retas e definidas, e as cores variam dos tons claros até os mais vibrantes, normalmente apresentam muitos compartimentos, para facilitar a organização, podem ser acopladas a uma bancada ou a outro móvel de acordo com o espaço que a pessoas tiver disponível em sua casa. Esse estilo é muito adotado por mulheres que gostam de estar na moda e não tem medo de ousar, optando assim por sair do tradicional.
As penteadeiras representam a vaidade e feminilidade e, no quesito decoração sempre roubam a cena. Elas podem ser apresentadas nos projetos de decorações mais modernos, como peças a serem integradas a espaços de home-offices ou salas, desde que se harmonizem ao ambiente e as outras peças da decoração. Lembrando que podem ser exploradas no estilo original ou customizadas de acordo com cada estilo, por isso antes de escolher a sua, observe se a peça atende as suas necessidades.