Escolha uma Página

Criança é curiosa, ativa, mexe em tudo! Basta virar as costas por um minuto e lá está ela, colocando as mãozinhas onde não deve ou tentando escalar o armário. Entre os vários cômodos da casa, é na cozinha que os pais devem ficar mais atentos: facas, garfos, fogão e panelas quentes podem colocar a segurança dos baixinhos em risco. Veja o que fazer para evitar acidentes:

– Guarde objetos de vidro e cristal nos armários altos.

– Coloque utensílios pontudos ou cortantes, como facas e lâminas de processadores de alimentos, em locais seguros, de preferência no alto.

– Sempre que apoiar facas, recipientes de vidro e panelas com alimentos quentes na mesa ou na pia, coloque-os longe da borda.

– Mantenha fósforos, isqueiros e álcool fora do alcance do baixinho. Com fogo não se brinca!

– Ao cozinhar, priorize as bocas de trás do fogão. Se usar as da frente, vire os cabos das panelas para o centro do fogão.

– Ao comprar um fogão novo, escolha o que tem a porta do forno difícil de abrir, e travas que não deixem o gás escapar, caso a criança gire o botão sem que você perceba. E, se possível, prefira o modelo com a porta do forno de vidro duplo, que impede o aquecimento da parte externa e evita queimaduras.

– Mantenha a lata de lixo sempre fechada, de preferência fora da vista do pequeno.

– Cuidado com as toalhas de mesa, principalmente quando a criança engatinha. Ela pode tentar se apoiar na toalha para levantar e acabar derrubando tudo o que está em cima da mesa (inclusive alimentos quentes). Use jogos americanos ou opte por toalhas menores.

– Se necessário, recorra aos acessórios de segurança disponíveis no mercado: há travas para armários, gavetas, fornos e geladeiras.

Dica esperta: separe alguns potes, utensílios plásticos e embalagens vazias e dê ao seu filho para que ele brinque enquanto você cozinha.

fonte: http://www.adeiltonmeira.com.br