Escolha uma Página


Eles trazem charme, aconchego e deixa qualquer ambiente mais confortável e aquecido, todo mundo ama,
inclusive, decoradores e arquitetos.

 

Porém, não é tão fácil assim escolher tapete.
Fique de olho nas dicas para não errar!

Tapetes delimitam ambientes e facilitam na hora de posicionar os móveis. É sempre importante pensar no tipo de tapete de acordo com a necessidade e uso que ele terá no cômodo. Deve-se levar em conta em qual ambiente da casa a peça será colocada e como é rotina da família. Isso pode determinar, por exemplo, se o tapete tem que ser mais resistente, macio ou mais fácil de limpar.
Os tapetes, em geral, são divididos em duas linhas, artesanais e feitos à máquina, possuem excelente qualidade e são indicados para o dia a dia. Confira:

COMO NÃO ERRAR NA DECORAÇÃO COM TAPETES

»TAMANHO

O tapete pode ser utilizado como limitador do ambiente, facilitando visualmente onde começa e termina a sala, ou mesmo a circulação. Contudo, a atenção deve ser dobrada no momento de estabelecer a medida ideal do tapete.
No caso das salas de estar ou TV, o correto é que o tapete esteja cerca de 20 cm – ou mais – abaixo de cada um dos móveis que compõem o ambiente. Em espaços de circulação como corredores onde não existem móveis, o tapete deve compor o ambiente preservando pelo menos 20 cm para se ver o piso existente em todos os lados.

Como não errar na decoração com tapetes | Futura Ambientes

Foto: Reprodução/Google

»FORMATO

Em tempos de liberdade na decoração não há regras quanto ao formato do tapete. Mesmo assim, ambientes clássicos ainda dão preferência aos modelos quadrados, valendo a regra nº1, quanto ao tamanho da peça.
Querendo ousar um pouco, opte por um tapete redondo ou um modelo um pouco menor deslocado da composição dos móveis para personalizar a sua decoração, contanto que o modelo escolhido seja uma peça digna de chamar a atenção, um exemplar sofisticado como um tapete árabe ou com uma estampa descolada.

Como não errar na decoração com tapetes | Futura Ambientes

Foto: Reprodução/Google

»ESPESSURA

É muito desconfortável caminhar e tropeçar no tapete devido à sua espessura. Mais ainda é usar um modelo com trama grossa em um ambiente que requer conforto, como uma sala de TV.
A dica é usar os modelos de gramatura mais baixa em lugares de constante circulação e onde o contato com o tapete não será constante. Já, para os lugares com menos circulação, os mais altos são uma delícia.

Como não errar na decoração com tapetes | Futura Ambientes

Foto: Reprodução/Google

»ESTAMPAS

O padrão do tapete também deve ser pensado em conjunto com as texturas, estampas ou cores existentes na decoração. Em alguns projetos, o caso de amor com a estampa do tapete é tão forte que o projeto se desenvolve a partir dele, mas no geral, a escolha desta estampa é um dos últimos itens a serem definidos. Os lisos também complementam muito bem os ambientes.

Como não errar na decoração com tapetes | Futura Ambientes

Foto: Reprodução/Google

»COMBINANDO TAPETES PERFEITAMENTE

E se mesmo com todos esses cuidados o tapete parecer destoar com o restante da decoração? A dica infalível nestes casos é combinar o tapete com almofadas. Aliás, mesmo se o conjunto estiver harmonioso, você consegue realçar ainda mais escolhendo almofadas com padrões ou cores semelhantes ao padrão escolhido para o tapete. Cuidar com carinho desses complementos é a garantia de um ambiente em total harmonia.

Como não errar na decoração com tapetes | Futura Ambientes

Foto: Reprodução/Google

Venha realizar seus sonhos com a Futura!

 
Acompanhe nossa página Facebook, marque os amigos e conte pra gente qual o cantinho mais aconchegante da sua casa.
 

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK