Um visual mais moderno e despojado, além de muita praticidade é o que as persianas podem oferecer aos espaços da sua casa e ainda oferecem uma gama de possibilidades decorativas.
Mais práticas, leves e modernas que as cortinas de tecido, as persianas vêm ganhando cada vez mais espaço nos projetos residenciais. Baseadas em um sistema de roldanas, que permite maior controle da luminosidade, com a abertura (total ou parcial) das lâminas ou do tecido, os modelos são feitos principalmente de alumínio, madeira ou PVC. Mas variedades revestidas com tecidos e fibras naturais também podem ser encontradas.
Outro benefício das persianas é a facilidade na limpeza – feita com a ajuda do aspirador de pó ou de uma esponja úmida. Confira na galeria de fotos abaixo as principais características dos modelos à venda:
Confeccionadas em fibras naturais (como palha, linho ou algodão) estão em alta e aparecem como trunfo decorativo. Em “tecido-papel”, a persiana celular tem formato de colmeia e reduz em até 30% os ruídos externos. Os painéis são muito usados para escurecer o ambiente. A movimentação é apenas vertical, o que é uma desvantagem, já que não pode ser recolhido.
»PERSIANA VERTICAL a principal característica deste modelo é a funcionalidade. O fechamento vertical permite grande controle da intensidade de luz, o que deixa o ambiente mais aconchegante. É possível usar tecido, alumínio ou PVC e a manutenção é feita com aspirador ou esponja úmida.
»PERSIANA LAMINADA o modelo antes comum apenas em escritórios, hoje, marca presença nos ambientes da casa. Aparece em PVC, metal (principalmente alumínio) ou madeira de lâminas de 25 cm ou 50 cm. É bastante prático no momento da limpeza e ainda proporciona visibilidade e controle de luz. Pode ser usado em conjunto com cortinas de tecido leve.
As persianas oferecem maior controle de luz
e praticidade no momento da limpeza
»PERSIANA CELULAR produzida em “tecido-papel”, essa persiana assume o formato de uma colmeia. Pode reduzir em até 30% os ruídos externos e, dependendo do tecido utilizado, ir do semi-transparente ou translúcido até o blecaute total no ambiente.
»PERSIANA SILHOUETTE apresenta lâminas de tecido horizontais que parecem “flutuar” no tecido translucido onde estão fixadas. Quando inclinadas, permitem um bom controle da luminosidade. São muito usadas em salas de estar e oferecem grande praticidade.
»PERSIANA ROMANA estruturado em varetas, o modelo lembra a estética de camadas e é recolhido em módulos. “É importante escolher tecidos que não amassam, desbotam ou encolham na lavagem, pois a persiana romana repuxa bastante. Linho sintético é uma boa opção”, afirma Rita de Cassia Camilo, proprietária do ateliê luri.
»PERSIANA ROLÔ confeccionada em linho, algodão ou outras fibras naturais, seu grande diferencial é ser enrolada na parte superior durante o fechamento. Pode ser usada como forro ou blecaute, escurecendo totalmente o local, mas vai depender do material escolhido.
»PAINEL ideal para quem quer ter bom bloqueio da luz externa, os modelos de sarja ou lona (com ou sem detalhes) são fixados em trilhos e têm abertura horizontal.
E aí pessoal? Gostaram das dicas?
Que tal aderir as persianas e combiná-las aos planejados Futura para modernizar o lar? Fica a dica!
Curta a fanpage Futura e fique de olho nos posts semanais!
Comentários