O QUE PRECISAMOS SABER
ANTES DE COMPRAR UM SOFÁ?
» ESCOLHENDO O SOFÁ
Claro que as tendências são interessantes, mas não se prenda às mesmas. A sua casa deve refletir quem você é, portanto, escolha o modelo que realmente gosta, pois irá conviver com ele pelos próximos anos.
Modelos com revestimento em tons neutros facilitam a composição com móveis e objetos. Tons neutros não são somente os cinzas e beges. A gama é muito maior e pode ir para verdes e rosas esmorecidos, por exemplo.
Sofá desproporcional ao tamanho da sala é um problemão e compromete toda a harmonia, além do espaço que poderia ser melhor aproveitado. Para áreas pequenas, escolha móveis pequenos. Lembre-se da regra da proporção.
Planeje a decoração para comportar um sofá combinado a duas poltronas. Não adianta colocar todo mundo sentado num “sofazão”. É desconfortável e compromete a estética, além da função que a sala deve exercer.
Qual será a finalidade do sofá? Estofados usados para ver TV podem ser mais profundos para que você possa se deitar, se largar. Porém, esta versão é pouco confortável para quem costuma receber.
O estofado ideal não é nem tão mole e nem tão duro. Ele é firme. Sente, experimente antes de da aquisição.
» CUIDADOS PARA MAIOR DURABILIDADE
Considere impermeabilizar o tecido ou usar uma capa para proteger o sofá. Esta, precisa ser de um tecido resistente, como a sarja, e em tom claro para não desbotar com as lavagens. Certifique-se de que o tecido seja pré-encolhido.
Crianças adoram pular em sofá! Mas, a brincadeira pode custar caro, pois o tecido pode rasgar, a costura se desfazer, a estrutura quebrar e o pior, os pequenos correm o risco de se machucar.
Aspire o sofá semanalmente para evitar que o pó fino impregne nas tramas do tecido e para retirar resíduos sólidos, principalmente dos cantinhos.
Para tirar pelos de pets, use fitas adesivas escovas próprias para este fim, facilmente encontradas no mercado.
Se derrubar algum líquido no sofá. Seque-o imediatamente com um pano seco. A limpeza depende do tecido. De um modo geral, use um pano úmido com produtos específicos para limpar sofá.
Uma vez por ano, contrate uma empresa especializada para fazer a limpeza do sofá. Vale o investimento.
Se pretende se desfazer de um sofá que ainda está em bom estado, não se culpe por isso. Ele pode ser doado ou vendido para algum amigo/parente ou mesmo oferecido a instituições de caridade. Estas, costumam retirar em casa.
Se o estofado já tiver cumprido o seu papel e nem uma reforma o recupera mais, o jeito é procurar empresas de reciclagem na internet, que desmontam o sofá todinho e descartam as partes de modo correto e sustentável.
Gostaram das dicas? Então curtam a Futura nas redes sociais
e conte-nos sua opinião e dicas que possam facilitar a correria do dia a dia!
ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM
Comentários